Beber chá evita cálculos
biliares
A investigação é chinesa e abonatória para
o chá. Segundo um estudo agora publicado pelo "International
Journal of Cancer", esta bebida reduz o risco de cálculos
biliares e de cancro, sobretudo em mulheres.
O chá verde é referido pela autora do estudo, Ann
W.Hsing, como o mais eficaz neste tipo de prevenção.
Foram observados os casos de 627 doentes com cancro nos canais biliares
e 1.037 com cálculos biliares, sendo comparados a 959 sem
historial clínico neste domínio. Destes últimos,
40% eram bebedores de chá. Esta categoria incluíu todos
quantos bebiam pelo menos uma chávena por dia durante seis meses.
Os resultados revelaram que o efeito do chá era mais marcante no
caso das mulheres. Em 27% o risco de cálculos biliares
desapareceu e em 44% ficou afastada a hipótese de cancro na
vesícula. A investigadora admite que certos químicos no
chá têm acção anti-inflamatória e
impedem o crescimento anormal das células.
fonte:
Jornal de Notícias,
09.07.06